Açafrão-da-terra é anti-inflamatório?


Açafrão da Terra

Açafrão-da-Terra também recebe outros nomes como cúrcuma, gengibre amarela, açafrão da índia. Estima-se que haja mais de 100 espécies espalhadas por todo o planeta. É uma raiz muito utilizada na Ásia e Oriente Médio há mais de 4000 anos como um fitoterápico muito potente.

Propriedades do açafrão-da-terra:

Ação antioxidante por ser capaz de reduzir os riscos de Alzeimer e prolongar o envelhecimento;
Controla a pressão arterial e pode prevenir derrames, pois o açafrão-da-terra contém vitamina C que ajuda no nosso sistema imunológico, e a B6 que protege o cérebro;
Açafrão-da-terra também contém ferro, cálcio, manganês, magnésio e proteína. Tudo isso ajuda a fortalecer nossos ossos, beneficia o metabolismo do colesterol, glicose e, também os músculos.
 No entanto, o principal componente do açafrão-da-terra é a cúrcuma, que é um poliferal antioxidante e anti-inflamatório muito poderoso, e é ele que dá a coloração amarela ao açafrão-da-terra. 
Vários estudos foram realizados e comprovaram que a cúrcuma ajuda a combater vários tipos de câncer como por exemplo: próstata, mama, pâncreas, melanoma e diversos tumores. 
Constatou-se, também, que a cúrcuma presente no açafrão-da-terra é bom para o coração, cérebro, controla diabetes, diminui inflamação da artrite, tem ação analgésica, antibacteriana e antisséptica. 
Melhora no metabolismo das gorduras ajudando a emagrecer, combate acne, psoríase e demais enfermidades de pele, contribui para rapidez na cicatrização, além de combater alzheimer, depressão e esclerose múltipla.
Onde encontrar? O pó de cúrcuma é facilmente encontrado em supermercados com o nome de açafrão-da-terra ou cúrcuma moída, e é um excelente tempero para vários tipos de comidas, saladas e sucos em geral.
Como utilizar? basta polvilhar a gosto sobre o alimento, lembrando que dará uma coloração mais amarelada e cuidado para não exagerar, pois o seu sabor ficará muito destacado na comida. 
Não há contra- indicação e são muito raros os casos de alergias a esse alimento.

Fontes:

Curcumin inhibits the activation of NF-kappaB, a regulatory molecule that signals genes to produce inflammatory molecules (including TNF, COX-2 and IL-6) that promote cancer cell growth. Biochemical Pharmacology 2005
Turmeric compound boosts regeneration of brain stem cells. Stem Cell Research
Therapy 2014
Curcuminoids enhance amyloid-beta uptake by macrophages of Alzheimer's disease patients. Journal of Alzheimers Disease 2006
Efficacy and safety of curcumin in major depressive disorder. Phytotherapy Research 2013
Antidepressant activity of curcumin: involvement of serotonin and dopamine system. Psychopharmacology 2008
New mechanisms and the anti-inflammatory role of curcumin in obesity and obesity-related metabolic diseases. European Journal of Nutrition 2011
Turmeric Extract Suppresses Fat Tissue Growth in Rodent Models. The Journal of Nutrition 2009.
Site: minhavida.com.br


Os profissionais da área da saúde são os indicados para avaliar a sua dieta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzheimer: Alimentação Saudável e Ácido Fólico

Melancia e Suas Propriedades

Nutrientes e Suas Funções