Banha de Porco: Bem Vinda de Volta!



Banha de Porco: o que é e como utilizar.

Banha de porco nada mais é do que a gordura retirada do tecido adiposo do porco, sendo que, juntamente com a pele é chamada de toucinho, e essa gordura sempre foi muito utilizada na culinária pelos nossos antepassados, numa época em que não existiam ainda os óleos vegetais que conhecemos nos dias de hoje.
As partes do porco mais utilizadas para se retirar a gordura são:

Gordura das costas do porco

Localizada na parte de cima da perna da frente ou no ombro do porco, também chamada de gordura do “bumbum do porco”;

Gordura da barriga do porco

Retirada da barriga do porco, essa gordura é a mais utilizada para a produção do bacon ou toucinho defumado.

Como produzir a banha de porco para uso na cozinha

Para a utilização da banha de porco na cozinha é necessário que ela passe por um derretimento, e isso é feito colocando-se a banha ou o toucinho de porco numa panela ou forno.
Depois disso, aquecendo a banha de porco na temperatura ideal e passado um determinado tempo de aquecimento ela é derretida.
Logo após esse processo, a banha derretida é resfriada em temperatura ambiente e posteriormente submetida a uma purificação para retirada de resíduos e peles. Isso pode ser feito peneirando-se a banha derretida em uma peneira de malha fina ou qualquer outro tipo de filtro para esse fim, e em seguida, separando os resíduos sólidos para ficar somente a gordura líquida.
Transfira a banha líquida para frascos bem limpos e bem tampados, e depois deixe a gordura armazenada em locais limpos, secos e refrigerados. Em pouco tempo a banha passará de líquida para sólida, como se fosse uma manteiga. Pronto, a banha já está pronta para ser utilizada.
Caso necessite usar a banha de porco de forma líquida, basta aquecer novamente e substituirá os óleos em geral.

Uso da banha de porco na culinária salgada e doce

Antigamente não haviam óleos vegetais como existem hoje, e uma das formas utilizadas para preparar os alimentos era a banha de porco.

Por ter sabor neutro, a banha de porco não altera o gosto dos alimentos, por isso ela é ideal para uso culinário, tanto para prepara de salgados, quanto doces.
Além disso, a banha de porco suporta altas temperaturas, sem alterar a sua composição.
Você pode utilizar a banha de porco para fazer qualquer receita, por exemplo: refogados, assados, caldos, frituras, sopas, molhos e massas salgadas e doces.
Experimente utilizar essa gordura animal nas suas preparações culinárias
Alguns exemplos de comidas que podem ser feitas com a banha de porco: pastel de frango com requeijão, virado de feijão, costelinha de porco especial, feijão preto tradicional, empadas, pão salgado e pão doce, roscas, tortas e muito mais. 
A banha de porco foi e está sendo novamente um ingrediente indispensável em uma alimentação saudável, pois contêm gorduras saturadas benéficas ao nosso organismo. Portanto, seja bem vinda de volta a banha de porco para nossa alegria!
Por causa disso e outras coisas mais, a banha de porco deve ser incluída numa alimentação saudável e, se você tiver qualquer dúvida sobre a sua dieta, procure um nutricionista ou médico especializado!

Fonte:
Pesquisas na web e conhecimento na área de cozinha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzheimer: Alimentação Saudável e Ácido Fólico

Melancia e Suas Propriedades

Nutrientes e Suas Funções