Manteiga e Suas Qualidades



Manteiga e Suas Qualidades

Alimento saudável muito utilizado desde a antiguidade, inclusive com relatos bíblicos da sua apreciação por Abraão, como está escrito no livro de gênesis, capítulo 18:8:
 E tomou manteiga e leite e a vitela que tinha preparado e pôs tudo diante deles; e ele estava em pé junto a eles debaixo da árvore; e comeram.
Como naquela época, a manteiga é produzida após o creme de leite ser batido e atingir o ponto cremoso específico da manteiga. Esse creme é separado e o líquido que sobra é o leitelho, que será utilizado para produção de leite em pó, desnatado ou magro.
Após a separação, o creme de manteiga passará por um processo de purificação, onde serão retirados todos os resíduos do leitelho.
Depois da etapa de purificação o creme será melhorado até atingir o ponto de manteiga para ser consumida.
Até chegar nesse ponto de consumo, o creme deverá passar por etapas de tratamento que inclui estocagem, padronização, neutralização, pasteurização, resfriamento e maturação.
O leite é a matéria prima da manteiga e pode ser obtido de animais como a vaca, ovelha, cabra ou búfalo.
Por ser um produto de origem animal, a manteiga é composta principalmente por gorduras saturadas saudáveis ao organismo, e de vitaminas A, D, E, K, além de minerais como: Manganês, Crômio, Iodo, Zinco e Selênio.

Utilização da Manteiga


Além de passar no pão, a manteiga é, também, muito utilizada na culinária tanto doce, como a salgada.

Na culinária salgada, a manteiga é ingrediente indispensável em muitas receitas como: tortas, bolos salgados, empadas, panquecas e salgados em geral como coxinhas, bolinhos de carne e demais quitutes salgados.

Na culinária doce, a manteiga é muito utilizada e, às vezes, é o coringa de muitas receitas.
Dentre as receitas doces que usam manteiga, pode-se destacar: bolos, tortas, pudins, pavês, cremes, coberturas, doces como: bombons, trufas, mousses e muito mais.



Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzheimer: Alimentação Saudável e Ácido Fólico

Melancia e Suas Propriedades

Nutrientes e Suas Funções