Banana: Origem e Benefícios Para a Saúde



Banana


Origem 

Banana é originária da Ásia, mas foi no século 17 que ela foi conhecida nos Estados Unidos e na Europa.
O nome banana é de origem africana e os portugueses a conheceram em Guiné.
Banana é uma fruta típica dos trópicos e a sua maior produção ocorre nos países asiáticos americanos e africanos.
No Brasil os maiores produtores são os estados de São Paulo Santa Catarina e Minas Gerais.

Segundo essa fonte de notícias:

O Brasil é conhecido como a ‘República das Bananas’ e ainda assim parte da população sofre de desnutrição. 

Para a jornalista e historiadora Márcia Camargo, uma das autoras do livro "Yes, Nós Temos Bananas", lançado pela editora Senac, o brasileiro não sabe explorar as potencialidades da fruta, que tem grande valor nutritivo com vitaminas e proteínas.

"É uma fonte maravilhosa e inesgotável de proteínas e vitaminas. Na África eles jamais usariam essa expressão ‘comprei alguma coisa a preço de bananas’, porque eles sabem o quanto essa fruta é importante e quantos problemas ela pode resolver", argumentou a autora.


Terceiro maior produtor de bananas do mundo, o Brasil perde apenas para a Índia e para o Equador e exporta somente 2% do que produz. 

"O Brasil tem bananas para dar e vender", afirmou Márcia Camargo, acrescentando que "o brasileiro tem aquela velha tendência de desprezar tudo o que ele possui e de querer copiar tudo o que vem de fora. O que está no exterior é sempre melhor do que nós temos aqui", lembrou a jornalista.


Algumas pesquisas já apontam a banana verde como uma das frutas com propriedades anti-cancerígenas, mesmo com menos vitaminas e proteínas que a fruta madura. Além de ser uma alternativa financeira para a população de baixa renda”
Fonte: Agência Brasil - ABr

Existem diversos tipos de bananas, por exemplo: a nanica ou nanicão, prata, maçã e ainda a banana ouro, chamadas também de banana de beira de estrada, e a banana de fritar chamada de banana da terra.
A banana não pode faltar na alimentação saudável do organismo, pois, devido ao seu valor nutritivo, ela é considerada a principal fruta tropical e o alimento de consumo do dia a dia do brasileiro, pois, além de ser energética, fornece muitos nutrientes, sais minerais e vitaminas, e, também:

  1. complementa o sódio no equilíbrio hídrico;
  2. Pode prevenir e aliviar hipertensão arterial; e
  3. Regula as atividades neuromusculares.


Banana pode ajudar a emagrecer

Além de tudo isso, a banana tem substâncias suficientes, como por exemplo o potássio, que ajuda muito a suprir as necessidades das pessoas que fazem exercícios para emagrecer, ajudando no fortalecimento dos músculos.
A falta de potássio no organismo pode acarretar alguns problemas sérios como por

exemplo: fraqueza, sede, problemas cardíacos e fadiga muscular



Fonte:

Site; Todafruta.com.br



Os profissionais da área da saúde são os indicados para avaliar a sua dieta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzheimer: Alimentação Saudável e Ácido Fólico

Melancia e Suas Propriedades

Nutrientes e Suas Funções