Nutrientes e Suas Funções



Os Nutrientes e a Alimentação Saudável


Os nutrientes têm fator essencial na manutenção da saúde. Os hábitos alimentares, ou seja, os tipos de alimentos escolhidos pelas pessoas para fazer parte de sua dieta usual, bem como o modo de preparar esses alimentos, variam muito de um povo para outro.
Encontramos essa variedade até dentro de um mesmo país, que pode apresentar diferenças regionais quanto à alimentação.
Apesar disso, é indispensável que os nutrientes essenciais sejam ingeridos diariamente em quantidades adequadas.
Os nutrientes presentes nos alimentos podem ser enquadrados em três grupos, de acordo com suas funções: plásticos ou estruturais (1), energéticos (2) e reguladores (3).

1 - Nutrientes Plásticos

Os nutrientes plásticos são representados principalmente pelas proteínas, que entram na construção de diversas partes da célula.

2 - Nutrientes Energéticos

Já os açúcares (carboidratos) e as gorduras (lipídios) são predominantemente nutrientes energéticos, uma vez que fornecem a maior parte da energia do corpo.
Essa divisão, porém, não é rigorosa: nosso organismo pode queimar proteínas ingeridas em excesso para obter energia, caso a dieta seja pobre em açúcares e gorduras; por outro lado, os açúcares e as gorduras também tomam parte na formação de certas estruturas do corpo.

3 - Nutrientes Reguladores

Para manter o bom funcionamento de nosso organismo não basta apenas ingerir quantidades adequadas de nutrientes plásticos e energéticos.
Para que nosso corpo trabalhe em harmonia, são necessários nutrientes reguladores, como as vitaminas, que controlam a queima de açúcares, a produção de proteínas, a formação dos ossos etc.

Já os sais minerais desempenham tanto funções reguladoras quanto funções plásticas. 

Nutrição e Equilíbrio do Corpo

Todos os sistemas de um organismo trabalham em conjunto no sentido de manter suas condições internas compatíveis com a vida.
Uma falha nesse controle pode determinar uma doença ou até mesmo a morte do organismo. Todos os processos vitais, por mais variados que possam ser, têm apenas uma única finalidade, que é a de manter constantes as condições de vida do ambiente interno do corpo.
Essa capacidade de auto regulação presente em todas as formas de vida foi denominada homeostase.




Referências:
Profa.Ana Luisa Miranda Vilela


“Os profissionais da área da saúde são os indicados para avaliar a sua dieta.”



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zinco e a Sua Importância Na Nutrição

Reeducação Alimentar Familiar

Alzheimer: Alimentação Saudável e Ácido Fólico