Ovos e Os Cuidados no Armazenamento




Para impedir a entrada no ovo de bactérias, bem como a perda excessiva de água, a par da embalagem, a natureza dotou-se de uma película, capaz de lhe vedar os poros.
Mas, de novo, convém lembrar que essa proteção a mais não dispensa a adoção de cuidados no seu manuseio.

Ovo e seus cuidados

Nos aviários, uma vez recolhidos, os ovos não podem ser lavados, porque se lhes remove a película natural de cobertura e proteção da casca.
Com o produto em casa, o consumidor pode complementar os cuidados, começando por armazená-lo na geladeira, mantendo-o na faixa de 0.ºC a 4.ºC. A ponta mais fina deve ficar voltada para baixo, para que a câmara-de-ar no interior do ovo se mantenha no seu lugar e a gema no centro.
Quanto à conservação dos seus componentes em separado, a clara pode ser guardada em embalagem com vácuo, na geladeira, até dez dias. Já a gema não dura mais do que três dias, mesmo assim só quando é imersa em água, leite ou óleo.
Ainda em relação à conservação do produto, como regra geral, recomenda-se de que tanto as claras como as gemas e os ovos inteiros, uma vez congelados, devem ser utilizados logo após o descongelamento. 

Mais uma regra básica no congelamento: não congelar de novo.
Não esqueça de incluir o ovo na sua alimentação saudável do dia a dia.

Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzheimer: Alimentação Saudável e Ácido Fólico

Melancia e Suas Propriedades

Nutrientes e Suas Funções